Você está aqui: Home Uncategorised 5º Encontro dos Missionários com Santa Paulina

5º Encontro dos Missionários com Santa Paulina

IMG 0444Participantes do projeto Missionários com Santa Paulina, marcaram presença na 5ª edição do evento, na manhã deste domingo, 08 de outubro, no auditório Hotel do Santuário, em Nova Trento, em continuidade às reflexões do tema da festa de Santa Paulina ‘Santa Paulina no cuidado com a Vida’ bem como ao tema da Campanha da Fraternidade 2017.

O evento iniciou às 7h30 com o café da manhã. Após o café os participantes foram recepcionados pela diretora do Santuário Santa Paulina, Ir. Anna Tomelin e pelo reitor do Santuário, Pe. José Napoleão. Em seguida uma palestra reflexiva sobre Santa Paulina no cuidado com a vida, ministrada por Altair Antônio Claro, colaborador da Rede Santa Paulina.

Uma dinâmica participativa, deu continuidade a programação. Os participantes foram divididos em grupos e cada grupo propôs sugestões de como promover o cuidado com a vida em sua comunidade e também sugestões para o projeto “Missionários com Santa Paulina” durante o ano do leigo em 2018. Cada grupo criou uma pequena corrente de papel, com elos que simbolizaram as propostas e novas ideias.

Em seguida a coordenadora do projeto “Missionários com Santa Paulina”, Evelyn Benedett e o coordenador de Sustentabilidade do Santuário, Marcos Jaboski, realizaram um bate papo explicando a importância dos Missionários dentro da Congregação e oprocesso de gestão da CIIC e também a prestação de contas do projeto.

Em seguida os missionários visitaram o museu da seda, um dos pontos de visitação do complexo do Santuário. O museu é a réplica da fábrica de seda que Santa Paulina, com suas companheiras construíram e trabalharam, encontrando neste empreendimento, condições de empregar muitas famílias e manter a obra que estava apenas iniciando. Após o almoço os missionários realizaram uma oração no casebre e em caminhada, subiram a passarela que dá acesso ao Santuário.

A celebração da missa das 14hs foi dedicada aos missionários com Santa Paulina, que durante a homilia, Joscilene Braga e Inácio Butka compartilharam aos devotos presentes no templo, sobre a alegria de ser missionário. “É dar continuidade à missão de Santa Paulina, tornando Jesus conhecido, amado e adorado no mundo. Nossa contribuição não faz falta em casa, nós doamos aquilo que realmente podemos. Torne-se um missionário com Santa Paulina” afirmou Joscilene. Os elos da corrente de papel de cada grupo, foram conectados, formando uma grande corrente, que foi exposta ao redor da relíquia de Santa Paulina na frente do altar.

O encerramento do evento aconteceu com uma bênção especial no momento com Santa Paulina, no final da celebração. Os Missionários foram convidados a participar do momento no presbitério onde receberam uma lembrança abençoada.

O casal Maria Menegatti,64 e Osni Menegatti,63, da cidade de Navegantes, conta que já são missionários há 7 anos. “Fazemos uma visita à nossa querida Santa Paulina uma vez por mês, é muito bom ser missionário, temos que fazer nossa parte que Deus cumpre com a dele, sempre” conta Osni. Já Maria afirma “o encontro é muito importante para a integração do nosso trabalho e propagação da nossa missão”.